Sobre a “Defasagem Bananal”

Autoria: Elias Freiberger & Xander Marritt.

Não pude deixar de dar uma gargalhada com a passagem a seguir do livro “As Leis Secretas da Economia“, de Gustavo Franco (2012), ao qual já me referi neste espaço:

… o conceito de defasagem cambial tem a atualidade e a relevância de um fusca 68. Mas, em 1996, foram muitos os que se irritaram comigo quando enunciei um raciocínio tão simples quanto venenoso a propósito da obsolescência dessa noção: o fato de o preço da banana cair em função de uma safra excepcional não quer dizer necessariamente que há uma ‘defasagem bananal’. Quantas vezes eu ouvi de tantos sábios a acaciana sabedoria envolvida na observação mal-humorada de que ‘câmbio não é banana’, sempre com vistas a explicar que a lei da oferta e da procura tinha sido revogada anos atrás pelos estruturalistas e heterodoxos.

Artigo de 1996 do falecido colunista Celso Pinto sobre como o estudo original foi recebido pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso permanece bastante atual, o que demonstra o quão pouco avançamos nessa seara. O estudo pode ser obtido via FTP.

About Alexandre Rocha

I am a professional committed to applying economic and statistical techniques to the evaluation of public policies.
This entry was posted in Economia. Bookmark the permalink.

1 Response to Sobre a “Defasagem Bananal”

  1. Pingback: As Leis Secretas da Economia: Referência Rápida | Alexandre Rocha

Leave a comment